Por quê comprar na Wine Rack?
- Gustavo Melo
- Jan 9, 2016
- 4 min read

Vou apresentar algumas razões pelas quais você deveria ir até uma Wine Rack comprar vinhos Canadenses,.
Lembro-me que antes de começar a trabalhar na Wine Rack eu já era cliente da loja que fica na 81 St. Clair (dentro do supermercado Sobeys). Naquela época, estava querendo entender mais sobre os vinhos do Canadá e um amigo canadense havia me dito que nessa loja só vendiam vinhos de Ontário.

O primeiro vinho que comprei, foi um Cabernet -Shiraz Discovery Series da Inniskillin. Ainda com inglês muito ruim e sem saber explicar corretamente que tipo de vinho gostava, lembro-me que a atendente foi muito gentil e paciemte. Quando fui na loja comprar novamente 2 semanas depois ela lembrou de mim e perguntou se eu tinha gostado do vinho. Pior que ela acertou na mosca o vinho que havia comprado! Fiquei impressionado.
De fato, a Wine Rack tem um atendimento muito bom. Quando comecei a trabalhar lá em 2015 recebi diversos treinamentos de customer service, e por isso posso dizer, eles realmente funcionam! As lojas da Wine Rack são menores e ficam espalhadas em pontos estratégicos da cidade, ou seja, são lojas de bairro. Por conta disso, os vendedores começam a conhecer melhor os clientes, principalmente os mais assíduos, e isso cria um relacionamento. É muito comum na Wine Rack o vendedor saber os vinhos que você gosta e fazer recomendações baseado no seu gosto. Quando era apenas cliente, recebi várias orientações e recomendações dos vendedores sobre minhas escolhas e até dividi experiências pessoais positiva e negativa que tive com os vinhos que comprei. Quando não é hora de rush os funcionários sempre estão dispostos a te escutar e conversar por alguns minutos.

Outra coisa que gosto bastante na Wine Rack e acho que vale à pena destacar é o sistema que eles usam para classificar os vinhos. As tags que ficam fixadas na prateleira mostram de maneira muito objetiva e simples as informações sobre o vinho. A partir delas é possível saber se o vinho é red ou white (ícones)”, “light, medium ou full body (ícones)”, o “sugar code (SC) e a “descrição resumida do vinho” (aroma, sabores e com que tipo de comida combina melhor).
Essas tags me ajudaram bastante a entender os vinhos canadenses e escolhe-los melhor. Comecei a distinguir um VQA de um ICB (já falei e expliquei sobre esses termos aqui no site em post anteriores), saber que os icewines tem Sugar Content elevadíssimos (variam de SC 23 à SC25. O SC de uma Coca-Cola é em média SC9) e ter certeza que meu padrão de vinho é "full body" ou "medium body" e com SC1 ou SC0.

Então se você está comprando ou vai comprar na Wine Rack e gosta de vinhos secos por exemplo, escolha os que tem SC 0 (dry) ou SC 1 (off-dry). Se gosta de vinhos encorpados procure os com ícones medium body e full body. Se não gosta de vinhos brancos cítricos assim como eu, evites os que tem descrição “citrus notes”, “hints of lemon and lemons grass” e “refrashing finish” e procure os que dizem ter notas do tipo "Stone Fruits", "Apricot", "Leech", "Mineral "Vanilla" Oak e Toasted Butter".

Aproveitando o gancho das tags, gosto também da forma que os vinhos ficam organizados nas prateleiras. Eles seguem uma lógica simples e objetiva. International Canadian Blends – ICB de um lado e VQA de outro.
Além da localização, como já mencionei anteriormente, gosto principalmente o horário de funcionamento. As lojas da Wine Rack funcionam até às 11:00pm enquanto as da LCBO fecham às 9:00 pm. Por conta disso, já vi muita gente chorar na porta da LCBO às 9:01pm pedindo pelo amor de Deus para entrar. Como também já vi clientes chegarem na Wine Rack numa sexta-feira ou sábado à noite às 10:55pm e garantirem a diversão da noite. Por serem lojas de bairro, já atendi clientes descalços e de camiseta que vieram à pé de casa para comprar apenas 1 garrafa de vinho porque recebeu amigos (ou a namorada) em casa e foi garantir a última garrafa para não fazer feio. Faltando 10 minutos para fechar à loja, já escutei muitos “- Nossa ainda bem que vocês existem! ” ou “- Você salvou minha noite!”. Para mim, isso vale mais que um gol em final de copa do mundo aos 45 minutos do segundo tempo (risos).
Outra coisa boa são os samples. É regra da casa! Em toda loja sempre vão te oferecer vinho assim que você entrar (apresente sua identidade se você aprente ter menos de 19 anos). E por incrível que pareça, eles realmente funcionam em vários aspectos. Já vi gente entrar na loja só para pegar uma amostra grátis, provar, gostar e acabar comprando uma garrafa. Como também já presenciei muitos clientes entrarem na loja sem saber o que comprar, provarem um sample e dizerem “- Gostei! Vou levar, mas preciso de 2 garrafas. Tem gelada?”. Esse é outro detalhe interessante. Na geladeira quase sempre tem a sua garrafa de vinho branco ou espumante no ponto! Acredito que isso é “uma mão na roda” para alguém que está indo para uma festa na casa dos amigos ou simplesmente está indo para casa cansado depois de um dia de trabalho e quer o vinho para já.
Não podia deixar de comentar também sobre o site da Wine Rack. Além de ser visualmente bem organizado, você pode ver a localização das lojas, fazer sua busca utilizando filtros (marcas, variedade de uva, preço e etc.) e pegar umas dicas bacanas de comida para combinar com o vinho que comprou ou do saber como se faz para gelar o vinho mais rápido!

Bom, espero que alguns desses motivos leve você até uma loja da Wine Rack para comprar um VQA. Se você é de Toronto ou está aqui à passeio, vá me fazer uma visita na loja que fica na 2447 Yonge Street com a Erskine, perto da estação de subway Eglinton. Certeza que posso te oferecer um tasting e conversar um pouco mais sobre os vinhos canadenses.

Se eu não estive lá pergunte pelo Connor. O cara é uma figuraça! Se a loja estiver tranquila ele vai te atender de um jeito todo especial e te fazer excelentes recomendações. Ele é muito gente boa! Pode dizer que eu indiquei ele aqui pelo site. Um forte abraço!

Cheers,
Gustavo Melo.
Commentaires