top of page

Inniskillin Riesling Late Autumn

  • Gustavo Melo
  • Sep 15, 2015
  • 2 min read

Tive a oportunidade de provar esse vinho essa semana durante uma degustação e resolvi escrever um post bem breve para dividir minhas impressões com vocês.

Trata-se de um vinho da variedade Riesling, uva que se adaptou muito bem ao clima frio de Ontario. Esse em específico, foi feito com uvas colhidas no final do outono. Isso foi feito propositalmente porque geralmente uvas mais maduras guardam mais sabor e são mais adocicadas. E aqui no Canadá por conta do frio, isso vai fazer ainda mais diferença.

Quem conhece um pouco mais sobre vinho sabe que uvas de clima frio tem características diferentes de uvas de regiões com climas mais ameno. Em climas mais ameno, de um modo geral, as uvas conservam mais sabor, mais açúcar e tem menos acidez. Portanto, objetivo de esperar um pouco mais para colher as uvas para se produzir esse Riesling Late Autumn é deixar as uvas ficarem mais maduras, diminuindo assim um pouco da acidez, aumentando um pouco os níveis de açúcar e sabor.

O resultado é um vinho de cor amarelo bem pálido (yellow-pale) quase água (water-white) com sabor frutado (fruity) e cítrico mediano (medium-citrusy) que lembra pêra, maçã e frutas tropicais. Os níveis de açúcar são um pouco mais elevados e ele é classificado como meio-seco (medium-dry). Por conta do sabor levemente mais concentrado e adocicado o sabor do álcool torna-se menos perceptível (teor alcóolico 12%) e ele é um classificado como medium-body. Vale lembrar que ele é um vinho 100% local (VQA) e custa CAD$ 13.95 na Wine Rack ou na LCBO.

Descreveria ele, portanto, como um vinho frutado com notas de maçãs, pêras e frutas tropicais, sabor cítrico agradável ao paladar com doçura moderada. É um vinho de média-baixa complexidade, fácil de beber e que pode ser servido sozinho ou em refeições como almoços e jantares. Se for servido fora de refeições em ocasiões sociais, é pode ser apreciado só ou quem sabe antecedendo outros vinhos mais complexos e mais encorpados. Se for acompanhado de refeições, combine com saladas que levem frutas de baixa acidez, legumes mais adocicados como a cenoura e folhas de sabor mais neutro. Ele combina bem com carne de peru e presunto de peru ao mel.

Se estiver interessado em provar mais vinhos dessa variedade tente o irmão Inniskillin Riesling e aproveite para comparar a diferença entre os dois. No site da Inniskillin você encontra o perfil completo em pdf dos 2 vinhos e o review. Fica a dica!

Cheers,

Gustavo Melo.

 
 
 

Commentaires


Busca

Vinhos do Canada © 2015. All Rights Reserved

Created by Gustavo Melo

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
bottom of page