Os Icewines Canadenses
- Gustavo Melo
- Nov 22, 2015
- 2 min read

Definitivamente o vinho que colocou o Canadá no cenário internacional de vinhos foi o Icewine. Esse vinho feito à partido de uvas maduras congeladas naturalmente teve a sua primeira produção realizada acidentalmente no século 18 na Alemanha. Hoje, além de Alemanha e Áustria o Canadá é reconhecido como maior produtor mundial de icewine e exporta esse commodity de luxo para mais de 70 países.
O processo de produção do icewine é complexo e caro. A colheita é realizada durante o inverno à temperaturas negativas, exige mobilização de várias pessoas e equipamentos especiais e mesmo antes da colheita, as uvas já começam a receber manutenção especial. Redes de proteção são colocadas nas plantações para evitar a ação de pássaros e outros predadores naturais.
O Icewine da Áustria (Eisweins) é colhido a -7C. No Canadá a Vintners Quality Alliance - VQA de Niágara estabeleceu a colheita para o Icewine não pode acontecer até que a temperatura atinja pelo menos -8C. A Inniskillin, vinícola canadense que tem um dos icewines mais celebrados do mundo, faz a colheita das suas uvas a temperaturas de -10C entre os meses de Dezembro e Janeiro. E em pleno inverno aconcete o Icewine Festival em Niagara onde você pode provar todas essas delícias.
Segundo especialistas, as baixas temperaturas concentram os níveis de açúcar e sabor das uvas e as desidrata também. Segundo estudos, a temperatura ideal para colheita das uvas para fazer o Icewine deve ser feita entre -7C e -14C, que é quando 80% do líquido da uva congela, mas o néctar não. Para se ter uma ideia, a quantidade de néctar extraído de cada uva congelada é em média 1/10 do que se extrai para fabricação de um vinho tradicional. Portanto, é preciso uma quantidade de 10X maior uvas para se produzir uma garrafa de 750ml de Icewine.

O sabor e características do icewine varia conforme a variedade de uva. As uvas mais utilizadas no Canadá para produzir o Icewine são: Vidal (notas de tangerina, abricó, mamão e lychee), Riesling (notas de tangerina, capim limão e limão), Cabernet Franc (nota de redberry, strawberry e blackbarry) e Gewurztramier.
A maioria das pessoas acham que o Icewines devem ser servidos apenas como sobremesa, o que é um grande equívoco. Você pode combiná-los com diferentes tipos de comida e também aperitivos. Visite o site da Inniskillin e leia o profile em PDF dos icewines e aproveite para saber mais sobre cada produto e siga algumas das sugestões para combinar com comidas.
Os preços dos Icewines são bem salgados, mas variam bastante. São normalmente vendidos em garrafas de 375ml e variam entre CAD$22,00 à CAD$95,00. Uma garrafa serve de 8 pessoas à 10 pessoas e deve ser servido resfriado na temperatura de 6 graus.
Se você quer provar essa delícias e não quer pagar um absurdo fuja das marcas mais famosas e procures os da variedade Vidal que tem processo mais simples de fabricação e portanto são mais em conta. Na loja da Wine Rack tem algumas opções de Icewine. Lá você encontra o Icewine da Naked Grape Vidal de 375ml por CAD$22,95. Nas lojas da LCBO você encontra uma maior variedade maior de marcas como Magnotta, Jakson-Triggs, Peller, Henry of Pelham e Stratus. Uma outra opção é a miniarura da Inniskillin de 50ml à venda nas lojas da LCBO e Wine Rack por CAD$7,95. Fica a dica!
Por fim, se quiser saber mais sobre Icewine leia o material da Wine Country e assista ao vídeo da inneskillin.

Cheers,
Gustavo Melo.
Komentarze