O Mercado de Vinhos Canadense
- Gustavo Melo
- May 1, 2016
- 3 min read
Liquor Control Boards
Os principais mercados de bebidas do Canadá (Ontario, Quebec, Colômbia Britância e Alberta) e o consumo ocorre através seus liquor boards.
Cada província do Canadá (exceto Alberta) existe uma Liquor Control Commission-LCC, que é a entidade responsável pela compra e venda de bebidas alcóolicas. As diversas LCCs obedecem a regulamentos distintos entre si, mas atuam no mercado praticamente da mesma forma que uma empresa privada. Nas províncias de Quebec e Columbia Britânica, apesar da predominância do sistema ser estatal, existem algumas empresas privadas que estão autorizadas a comercializar bebidas alcóolicas. Alberta é a única província onde o sistema de importação e distribuição é totalmente privado. Os principais mercados do Canadá incluem Ontario, Quebec, Colômbia Britância e Alberta.
O Liquor Control Board of Ontário-LCBO por exemplo, detém monopólio sobre a compra (inclusive importação) e distribuição no varejo, através de rede própria com mais de 600 lojas na província de Ontário, de todas e quaisquer bebidas alcóolicas. Tendo em vista que Ontário é a província de maior população do Canadá, com 13.5 milhões de habitantes (40% do total) e detentora do maior PIB do país, CDN$ 620 milhões (39% do total), o LCBO é o maior comprador individual de bebidas alcóolicas do mundo. Recebe mercadorias de cerca de sessenta países, e realiza aproximadamente 180.000 testes em 10.000 bebidas por ano, para certificar sua conformidade às normas legais, bem como aos padrões de qualidade e de preferência do consumidor local. A Receita total da LCBO ultrapassa CDN$ 4.5 bilhões com vendas de destilados (45%), vinhos (33%) e cervejas (13%). A receita com vinhos corresponde em média à CDN$ 1.3 bilhão.
Produção de Vinhos no Canadá

A produção de vinhos no Canadá está concentrada nas regiões sul da província de Ontário e Columbia Britânica, com produção de alguns tipos específicos de vinhos, principalmente icewine, vinhos de mesa e vinhos fortificados. O icewine é um vinho de sobremessa produzido com uvas que foram congeladas ainda nas videiras, típico da região de Niagara, na província de Ontário.
A produção canadense de vinhos pode ser classificada em duas categorias. A primeira, e de maior volume, são os vinhos de mesa de baixo e médio custo que são frequentemente misturas de vinhos canadenses com importados. Essas misturas engarrafadas são denominadas vinhos “Cellared in Canada” e recebem a sigla ICB (international Canadian Blend).
O Canadá importa vinhos a granel para produzir o ICB. Em 2007 importou um total de 77 mil litros. Nos últimos 10 anos houve um aumento de participação no mercado canadense de fornecedores de vinhos do chamado novo mundo, como Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Chile, em detrimento dos fornecedores tradicionais como França, Itália e Alemanha.
A segunda categoria pode ser descrita como vinhos de marcas, com preços médio e premium, feitos cem por cento de uvas canadenses. Os vinhos dessa categoria apresentam em seus rótulos indicação geográfica e a safra e são normalmente os que recebem a designação Viners Quality Alliance (VQA).
O Mercado Local em Números

Em 2009, o mercado canadense de vinho foi avaliado pela empresa de pesquisa Data Monitor International em US$ 5,9 bilhões e vem crescendo a uma taxa anual de de 2,3 %. Os vinhos de mesa (still wine) foram os responsáveis pelo maior percentual de crescimento (representando 87,1% do total), seguido por vinhos espumantes e fortificados, com 7,2% e 4,8% do mercado, respectivamente.
O gasto per capita em vinhos em 2009 foi de CND$ 188 e em 2013 foi de CND$ 210. O consumo de vinho per capita em 2009 foi de 11,8 litros e me 2013 foi de 13,5 litros.Ainda segundo a empresa de pesquisa Datamonitor, a empresa Constellation Brands Inc. é a lider no mercado de vinhos no Canadá, com 25% de participação no mercado, seguida da Hillebrand com 17% do mercado, mas existe outros pequenos participantes e novas empresas entrando no mercado.
Fonte: www.brasilglobalnet.gov.br

Cheers,
Gustavo Melo
コメント