top of page

Jackson-Triggs Merlot Proprietors' Selection

  • Gustavo Melo
  • Jul 13, 2015
  • 3 min read

IMG_20150501_224439.jpg

Provei esse vinho sexta-feira à noite depois de ter um dia de trabalho duro. Não era uma ocasião especial, mas valeu cada gole! Primeiro vou apresentar às caracteísticas principais como cor, aroma, sabor e finalização e depois vamos aos comentários e o veredito .

Trata-se da linha entrada da Jackson-Triggs (White Label). Essa linha é classificada como International Canadian Blend (ICB). Vinhos classificados como CBI aqui em Ontário tem normalmente 60% do conteúdo importado e 40% é canadense. Essa é uma forma de oferecer produtos com preços competitivos.

Esse é feito com uvas Merlot, é seco (dry), leve (light body), tem cor vermelha rubi-escura (deep- ruby), com aromas frutado (fruity) do tipo black cherry e raspberry. Apresenta acidez médiana (medium acidity), médio taninos (medium taninis) e finalização média (medium finish). Apesar ser mediano em uma série de quesitos, pessoalmente, não o considero um vinho balanceado. Acredito que a acidez e os tannios são levemente mais evidentes que as outras características básicas. Vale lembrar que a acidez mais evidente é uma característica dos vinho canadenses.

Ai você vai me perguntar o que é taninos/tannins? Segundo explicações de pessoas mais entendidas no assunto com as quais converso, trata-se de uma característica específica dos vinhos tintos; É aquela sensasão que dá na lingua e boca como se ela tivesse sendo enrrugada quando entra em contato com o vinho. Isso ocorre por canta de substâncias presentes na casca da uva. Essa sensação pode ser maior ou menor dependendo da variedade de uva, do tempo que a casca da uva fica em contato com o liquido durante e fermentação, percentagem de álcool no vinho, da acidez, dos níveis de açúcar, maturação, envelhecimento, etc.

IMG_20150501_224549.jpg

Não minha humilde opinião, os merlot são vinhos "coringas" porque estão em posição mediana na variedade de vinhos vermelhos. Tratam-se de um vinhos que combinam com quase todo tipo de refeições e ocasiões. Eu poderia ir mais longe e dizer que os Merlot não são vinhos de personalidade marcante como os Shiraz e Cabernet Sauvignon por exemplo. Mas com certeza os Merlot tem papel fundamental quando se trata agregar e construir identidade à vinhos mais complexos. Por isso é muito comum ver combinações do tipo cabernet sauvignon-merlot, shiraz-merlot e até malbec-merlot.

Por fim vamos ao veredito! Esse Jackson-Triggs Merlot é um vinho que vale o preço e não faz feio. Paguei CAD$10,95 nessa garrafa na Wine Rack. Trata-se de um vinho que se for avaliado como um vinho de entrada receberá uma nota que o deixará dentro da média. Se você quer pagar pouco, não quer arriscar e gosta de vinho tinto, seco, que dá aquela enrrugadinha de leve na boca no final pode comprar sem medo. Digo mais, se você está querendo deixar os vinhos doces para trás e se sente pronto para subir um degrau e se aventurar no mundo dos tintos e secos, vejo ele como uma boa pedida!

merlot 01.jpg

Diria que ele funciona bem para um vinho de mesa. Ele cai bem em ocasiões cotidianas como um jantarzinho em casa, um almoço de fim de semana ou até mesmo funcionaria como uma boa escolha para aquela pequena recepção em casa que vai ser seguida de um bate-papo mais prolongado entre amigos. Agora não espere muito, pois trata-se de um vinho de entrada.

Acho esse Merlot e o Cabernet Sauvignon os melhores vinhos de entrada da marca. Mas a Jackson-Triggs oferece mais outras opções de Merlot: o Reserve e o Grand Reserve. Mas nessa mesma faixa de preço, por apenas CAD$2,00 a mais (CAD$13,95) e com caracterísitcas similares você consegue comprar o Merlot Reserve. A diferença básica entre eles é a que o de rótulo preto é VQA, tem um pouco mais de sabor e um toque muito discreto amadeirado. Fica a dica!

signatureII.jpg

Cheers,

Gustavo Melo.

 
 
 

Comments


Busca

Vinhos do Canada © 2015. All Rights Reserved

Created by Gustavo Melo

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
bottom of page