top of page

O que são vinhos VQA?

  • Gustavo Melo
  • Jul 6, 2015
  • 4 min read

icewine_001.jpg

O produto que colocou o Canadá no mapa dos vinhos internacionalmente conhecidos foi com certeza o Icewine (pretendo falar sobre ele em breve aqui no blog). Apesar de produzir outros tipos de vinho o país ainda é considerado um pequeno produtor mundial não aparecendo sequer no ranking dos 20 maiores produtores de vinho do mundo. Segundo dados OIV divulgados em 2014 (Organização Internacional do Vinho), os 5 maiores produtores no momento são França, Itália e Espanha, Estados Unidos e Argentina nessa ordem. O Chile aparece em sexto lugar e o Brasil, ocupa atualmente a 15ª posição.

Aqui no Canadá, de acordo com dados divulgados pela Grape Growers of Ontario em 2007, Ontário é responsável por 80% da produção nacional e nesse período a indústria do vinho gerou aproximadamente 6900 empregos, 529 milhões em arrecadações de impostos e movimentava 500 milhões em venda no varejo. Entretanto, a indústria vem crescendo ano após ano e com certeza esses dados já se encontram defasados.

Os vinhos Canadenses ainda não são conhecidos fora do mercado interno por uma série de fatores dentre os quais poderia citaria a pequena produção local comparada com gigantes como França e US, o fato de o Canadá ainda ser um mercado jovem e com pouca tradição no cenário internacional e por fim, a competitividade internacional. Países como Italia, Chile, Argentina, Estados Unidos e França por exemplo, tem conseguido oferecer vinhos de entrada com qualidade superior e a preços mais convidativos que os vinhos Canadenses.

Não estou dizendo como isso que a qualidade dos vinhos canadenses são ruins. Muito pelo contrário, no geral, os vinhos canadenses tem se saído muito bem e não deixam a desejar em relação os mais tradicionais. No entanto, mesmo tendo feito o dever de casa, o Canadá ainda tem um bom caminho à percorrer para se igualar os gigantes e tradicionais do mercado mundial.

Aqui, a exemplo de outros países, o mercado é bem segmentado. Ou seja, você encontrará de todo: vinhos baratos com qualidade intermediária, vinhos com bom custo-benefício que ajustam qualidade e preço e os vinhos premium com qualidade excepcional.

Falando sobre consumo, uma matéria divulgada pela CBC Canadá em janeiro de 2013, revelou que o consumo per capita no Canadá subiu em média 14.5% de 2007 para 2014. Isso representa um consumo médio de 15 litros/ano per capita. Os vinhos Californianos (US), chilenos e espanhóis estão entre os mais consumidos no país, e a pesquisa ainda revelou que os vinhos locais vem ganhando cada vez mais espaço no gosto do Canadense. De fato, ainda existe muito espaço para crescimento e consumo de vinho no Canadá. Na Itália, Espanha e França o consumo médio per capita gira em torno dos 50 litros/ano.

consumo-mundial-vino-ing.jpg

Citei no início do texto que aqui se produz muitos outros tipos de vinho. E é verdade! A VQA Vintners Quality Alliance, classifica os vinhos produzidos em Niágara-ON em 4 tipos distintos: A) Vinho de mesa (table wine) que variam entre os secos (dry) e meio-secos (off-dry). B) Espumante (sparkling wine) que variam entre os secos (dry) ao doce (sweet). C) Vinho de colheita tardia (late harvest wine). São ricos em sabores e variam do meio-seco (off-dry) para o doce (sweet). D) Vinho de Gelo (Icewine) com sabores ultra concentrados e altos níveis de açúcar.

Aqui cabe uma observação interessante. O clima frio concentra o sabor e eleva os níveis de açúcar das uvas naturalmente. Sabendo disso, propositadamente as vinícolas vem se aproveitando dessa condição natural para produzir vinhos diferenciados com uvas do tipo Shiraz, Cabernet Sauvignon, Pino Grigio, Gewurztraminer e muitos outros. Segundo a VQA os estilos de uva mais produzidas em Niágara e que melhor se adaptaram o clima da região são:

grapes.jpg

Já sobre as localidades produtoras de vinhos em Ontário, elas são basicamente 3: Lake Enri North Shore, Prince Edward County, The Niagara Peninsula que inclui também a Pelee Island. Essas 3 áreas representam 80% da produção canadense. A segunda maior área produtora de

VQA 01.jpg

vinhos do Canadá encontra-se na província de British Columbia (BC) em uma região conhecida como Okanagan Valley que fica apenas 160 kms da fronteira com os US.

Independendo das áreas produtoras, o Canadá como um todo vem realizando um bom trabalho nos últimos 10 anos. A exemplo de outros países com forte cultura de vinhos como França, Itália, Espanha, Estados Unidos e Alemanha, o governo em parceria com os produtores de vinho canadenses, implantou um sistema regulatório chamado VQA (Vintners Quality Alliance - www.vqaontario.ca). O selo VQA é sinônimo de controle de qualidade e origem. Vinhos que estampam o selo VQA em suas garrafas, são produzidos com 100% de uvas de origem local e respeitaram uma série de procedimentos de fabricação.

Apenas BC e Ontário participam do VQA e para ostentar o selo VQA nas garrafas o vinho tem de ser submetido a rigoroso testes de laboratório e a aprovação de um comitê de especialitas independentes. Outros países que buscam estabelecer originalidade e excelência de seus vinho também tem suas entidades. Na franca temos o Appelation d’Origene Controleé - AOC, e na Itália Controllata Denominazione d’Origine - CDO.

A VQA controla e acompanha de perto a variedade de uvas utilizadas, as técnicas de produção empregadas para fazer o vinho, estabelece normas para os rótulos das garrafas e citérios sensoriais e químicos de avaliação do vinho

VQA 02.jpg

Então, se você está vindo para Toronto de férias ou já mora por aqui e está afim de degustar um vinho 100% canadenses produzido em Niágara com garantia de qualidade procure os VQAs na Wine Rack e LCBO. Essas lojas possuem uma sessão somente de vinhos canadenses "Our Wines". Fica a dica! Em breve farei um post no blog com uma lista das principais marcas locais.

signatureII.jpg

Cheers,

Gustavo Melo

 
 
 

Comments


Busca

Vinhos do Canada © 2015. All Rights Reserved

Created by Gustavo Melo

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
bottom of page