top of page

Chardonnay VS. Chardonnay

  • Gustavo Melo
  • Feb 25, 2016
  • 3 min read

Comprei 2 Chardonnay na LCBO me guiando por 2 aspectos: 1- As tags que ficam nas gondolas que apresentam o descritivo breve do vinho. 2- A parte de trás do rótulo que também sempre trazem informações sobre os vinhos. Após fazer considerações entre pelo menos 8 Chardonnay VQA’s na mesma faixa de preço, levei para casa o Trius Chardonnay 2013 e o N99 Wyne Gretzky Chardonnay 2013.

A ideia inicial era comprar 2 Chardonnay com características opostas para fazer um comparativo bem interessante. Na tag do Trius haviam as seguintes informações: Encorpado, rico em sabor, cremoso, com notas de especiarias e nuts. Já na tag do Wyne Gretzky havia a seguinte descrição: Leve refrescante, com notas de maçã verde e sabor cítrico.

Mais ai que vem a surpresa. O Chardonnay da Trius apresentou coloração amarelo-pálida (straw), aromas discretos de frutas com dominância de frutas cítricas misturados muito levemente com baunilha, madeira e manteiga tostada por conta dos meses de envelhecimento em barris de madeira. Ao ser saboreado expressa sem sombra de dúvida predominância de sabores cítricos médio-elevados (medium-plus) seguido por discretas notas de amanteigado, baunilha e madeira perfumada. Esse Trius é um Chardonnay é médio-encorpado (medium-body), seco (dry) com 13% de álcool, finalização média-curta e cítrica.

Para minha decepção, a descrição disponibilizada pela LCBO não bateu com a degustação do vinho. No site da Trius a descrição é bem mais fidedigna. Se a descrição existente no site da vinícola (winery) estivesse na etiqueta da LCBO não teria comprado esse vinho por que a ideia era justamente comprar 2 vinhos com características opostas.

Se você gosta de chardonnay mas não gosta quando eles são envelhecidos em barris de madeira americano ou francês e tem preferência por chardonnay frutados e cítricos com finalização refrescante, ele é uma boa compra. Ele custa na faixa de $CND 13,95 na The Wine Shop e na LCBO também. A dica que dou se você quiser experimentá-lo é: beba a uma temperatura um pouco acima da indicada (13-15graus). Eu diria que a 16-18 graus ele fica bem melhor porque os sabores secundários que ficam escondidos por conta da acidez se revelam mais.

O Chardonnay da Wyne Gretzky segue o mesmo padrão. Está na mesma faixa de preço, é seco (dry), possui coloração amarela levemente mais intensa, aromas primários frutados que lembram frutas cítricas e maçã seguido de aromas secundários de madeira perfumada e especiarias. Com sabor cítrico elevado de limão e maçã, ele chega a dar aquela puxadinha no canto da boca entre a bochecha e a orelha na finalização. Ele provoca ainda um leve formigamento na língua na finalização (tingly finish). Tente combina-lo com risoto de cogumelos, frango assado, peru ao forno, ou pasta ao molho branco.

Nos finalmente eles se revelaram similares. Colocaria o Trius na categoria do “crisp, off-dry and fruty, diferentemente do que diz a tag da LCBO. Já o Wayne Gretzky se encaixa bem na classificação “light and crip”. Acho que a diferença mais marcante é que o Wayne Gretzky tem acidez ainda mais elevada que o Trius e sabores secundários menos evidentes.

Por fim, se você quiser fugir do padrão de chardonnay cítricos apresentados aqui, mas sem gastar muito dinheiro, recomendo o Chardonnay “Rite of Passage” da Vintage Ink. Ele custa na faixa e $CND 16,95 na LCBO. É delicioso! Tenho total preferência por esse estilo e sabor. Fica a dica!

Cheers,

Gustavo Melo.

 
 
 

コメント


Busca

Vinhos do Canada © 2015. All Rights Reserved

Created by Gustavo Melo

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
bottom of page