Vintage Ink Chardonnay Rite of Passage 2013
- Gustavo Melo
- Dec 30, 2015
- 2 min read

Esse é um Charddonay VQA que mistura uvas de 3 excelentes vinhedos em Ontario nas proporções de 40%(Van de Leur Vineyard) , 40% (Delaine Vineyard) e 20% (klose Vineyard) . Ele foi envelhecido (aged) por 8 meses separadamente em barris de carvalho francês e depois misturado, ganhando perfeita combinação e harmonia.
Postei uma foto dele no instagram há algumas semanas atrás e fez o maior sucesso! Realmente o visual do rótulo que lembra uma “tatoo” é o nome “rito de passagem” são bem impactantes. O site da marca é simples e objetivo e segue a mesma proposta visual.
Esse vinho tem características aromáticas, é seco (SC 0 ou XD com 6g/L de acúcar) e com coloração amarelo médio. Ao ser inalado revela aromas agradáveis de frutas tropicais e maçã, baunilha (vanilla spice), madeira perfumada (oak), amanteigado (butterscotish) e notas florais (floral notes). Após um gole generoso percebi sabores frutados que lembram maçã e que se misturam aos sabores de baunilha, madeira perfumada e manteiga torrada com leve toque floral que foram adquiridos durante o envelhecimento.
Esse chardonnay encorpado (full-body), com 13.5% de álcool na composição tem finalização médio-curta e muito agradável! Esse literalmente é meu tipo de vinho branco. Porque é um vinho mais complexo e que traz algo que vai além do sabor das uvas. Estou me identificando bastante com os chardonnays envelhecidos e com baixos níveis cítricos.
Comprei esse vinho por CND$16,95 na Wine Rack por um acaso. A Sherrine, gerente da loja da Lawrence West que fica dentro do Shopping Mall me indicou ele depois que disse que gostava de chardornnays envelhecidos (aged) e com sabores amanteigados, stone fruits, florais e mineralizados. Os Vintage Ink foram retirados das prateleiras da Wine Rack há alguns meses (out of order), mas você encontra ele na LCBO.
Por ter características mais complexas. Deve ser combinado com comidas mais ricas e temperadas como camarão ou lagosta marinados na manteiga com ervas, pasta ao molho carbonara ou peixes como atum e salmão. Por fim, se você também gosta de vinhos tintos encorpados e tânicos assim como eu, experimente o Merlot-Cabernet da Vintage Ink também!

Cheers,
Gustavo Melo.
Comentários