Sugar Code de Vinhos
- Gustavo Melo
- Oct 18, 2015
- 2 min read
Uma das coisas que me ajudaram bastante nas escolhas de compra foram as tags com a descrição da quantidade de açúcar contida no vinho (sweetness descriptors). Aqui no Canadá algumas lojas, a Wine Rack e a LCBO por exemplo, colocam na tag de identificação do produto que fica na prateleira um breve descritivo do vinho e também a descrição numérica da quantidade de açúcar em g/L muitas vezes representada pela sigla SC (Sugar Code). Se você for em uma Wine Rack você vai encontar algo como na figura à baixo.


Considerando a tabela e minha experiência , sugiro ao que gostam de vinhos secos escolher, SC 0 ou SC1. Já cheguei a tomar alguns vinhos SC 2 e de fato eles não eram desagradáveis, mas a o adocicado ja era bem perceptível. Já provei um rosé que era SC4 e de fato ele já era doce em se tratando de vinho. .Quando clientes me abordam e dizem que não gostam de vinhos secos sugiro os vinhos na escala SC3 ou SC2 e normalmente eles ficam satisfeitos.

A LCBO por exemplo, utiliza algo bem parecido, mas preferiu adotar descritivos e siglas em vez de utilizar o sistema numérico. Segundo as informações passadas por um funcionário da LCBO essa escala é mais sensorial e se baseia na descrição feita em teste de análises por consumidores.

Ou seja, a descrição é dada a partir de um teste realizado com um grupo de consumidores e leva em conta não somente a quantidade de açúcar (g/L), mas também a percepção das pessoas. Para complementar, o funcionário da LCBO justificou que muitas vezes elementos que fazerm parte da bebdida tais como: bolhas, acidez, finalização e sabores mais complexos podem mascarar a percepção de quem está degustando. Nesse caso, um vinho que contém 20g/L que teria descritivo “M, SC 2, ou SC3” poderia ser confundido com um “SC1 ou D”.

Considerando essas escalas como parâmetro para compra dos meus vinhos, eu consegui concluir que vinhos SC 0 (até 5g/L), SC1 (5-15 g/L) são os que mais me agradam. Com algumas raras exceções ainda encontro uns com SC2 (15-35 g/L) que me agradam, mas acima disso nem pensar. Prefiro comprar um refrigerante, que por sinal fica na casa dos SC 8. Já os famosos Icewines Canadenses que são um equilíbrio perfeito de sabores, doçura e acidez e tem textura parecida com licor apresentam SC22 - SC25.
Bom galera, se você mora em Toroto-ON ou vem passar uma temporada aqui, quando for comprar o seu vinho na Wine Rack ou na LCBO, fique atento ao Sugar Code (SC), siglas descritivas e na descrição resumida do vinho pra saber exatamente o que está comprando. Fica a dica!

Cheers,
Gustavo Melo.
Comments