top of page

Châteu Des Charmes

  • Gustavo Melo
  • Sep 29, 2015
  • 3 min read

Estou escrevendo esse post para fazer uma recomendação. Pertinho da estação de subway da St. Clair East em Toronto tem a loja de vinhos da Chateu des Charmes (1560 Yonge Street). Saindo da estação, basta ir pela Yonge Street no sentido norte e subir umas 2 quadras. A loja é bem agradável e fica escondidinha dentro de um mall ao lado do Second Cup.

Chateau des Charmes é uma das diversar vinícolas de aqui do Canadá e tem produzido vinhos de excelente qualidade, inclusive premiados. Estive na loja deles por esses dias e fui atendido pelo Mr. Dan Chan. Pelo nome e feições ele tem descendência oriental. Mas o fato é que o cara tem mais de 35 anos de experiência com vinhos em Londres, Boston US e Canadá. O inglês dele é complicado de entender, mas gostei das explicações dele a respeito dos vinhos da casa.

Recentemente tomei a decisão de experimentar os vinhos brancos e comecei pelos Chardonnay canadenses. Tenho me identificado muito com aromas e sabores dos chardonnay envelhecidos. Muitos deles ficam mineralizado e amanteigados. Acho o sabor bem interessante. Dessa vez comprei 2 garrafas (2012 chardonnay Musqué e 2013 Cardonnay Barrel Fermented) e vou experimentá-los. Com certeza depois vou fazer um post sobre minhas impressões aqui no blog futuramente.

Nos 20 minutos que estive na loja pude conversar um pouco com o Mr. Dan Chan, receber recomendações e tive a oportunidade de provar 4 vinhos da casa. Abaixo seguem os vinhos e alguns comentários bem breves sobre eles.

Pinot Noir Old Vines 2010 – Cor vemelho rubi claro e aromas medianos de frutas vermelhas. É um vinho leve, seco (off-dry), acidez perfeita e de finalização super macia (smooth finishing). Se você é daqueles que gosta de vinhos encorpados (full-body), extra-seco (extra-dry), com taninos intensos e firmes não recomendo. Os Pinot Noir canadenses são normalmente leves macios. Eu era bem acostumando com a vinhos de regiões mais quentes como Chile, Argentina, Espanha e Itália. Confesso que demorei a compreendê-los. Achava eles fracos e aguados. Se você já conhece os vinhos canadenses.

Merlot 2012– Esse já me agradou mais! Apesar de não ser um admirador dos Merlot. Com uma cor um pouco mais escura que o Pinot Noir (vermelho rubi escuro), aromas medianos de backberries, raspberries e ameixa consegue equilibrar os sabores frutados com toques discretos de amadeirado e especiarias harmonicamente. É claramente um vinho de médio-encorpado (medium-body), seco (off-dry), com taninos leves e aveludado que tem finalização agradável. Se você quer um vinho harmônico ele é uma boa recomendação, agora custa acima CND$21. Ele é um vintage e Sigle vineyard (St. David's Bench Vineyard).

Gammay Noir Droit – Esse para falar a verdade, eu não consegui definir claramente os aromas sabores. E prefiro ser neutro. Segundo o Mr. Dan Chan esse clone do Gammay Noir (Gammay Droit) guarda características similares de um Gammay. Ou seja é um vinho médio-encorpado (medium body) com sabores que lembram cereja. E a esse clone se acrescenta uma mais complexidade já que mais complexo seguido por notas de especiarias (spice) e tostado (smokiness).

Riesling Late Autumn 2008 – Esse é um dos vinhos premiados da Châteu Des Charmes e acredito que eles devem ter muito orgulho desse vinho. De fato, ele é excelente! Ao ser colocado na taça ele assume cor amarelo-ouro, textura mais densa e revela aromas intensos e surpreendentes de frutas tropicais, cítricos e açúcares. Ele combina sabores concentrados e doçura em perfeita harmonia. Impressionante como ele é aromático e preenche o olfato ao se inalado. Trata-se de um vinho de sobremesa que também pode ser servido como aperitivo. Portanto, não é um vinho para ser bebido como vinhos tradicionais. Sirva ele bem gelado e uma taça por pessoa é mais que suficiente.

É bem comum encontrar Riesling de colheita tardia aqui no canadá. Na minha opinião esse foi um dos melhores Riesling Late Autumn (ou Late Harvest) que tomei aqui no Canadá. A Château Des Charmes conseguiu manter os sabores super concentrados do vinho e não o deixau super adocicado como os icewines. Diria que que esse fica entre um Late Autumn Tradicional (que é apenas levemente adocicado) e um Icewine (que é muito doce). Esse vale à pena provar, comprar, beber e dar de presente também. A garrafa é de 375ml e custa CND$ 14,95.

Cheers,

Gustavo Melo.

 
 
 

Comments


Busca

Vinhos do Canada © 2015. All Rights Reserved

Created by Gustavo Melo

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
bottom of page